quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Futuras gerações terão jornada de trabalho reduzida, defende Dalva

A redução da jornada de trabalho no Brasil para 40 horas semanais é um dos temas mais polêmicos em debate no Congresso Nacional. O Partido dos Trabalhadores é favorável à medida e precisa de força e habilidade para vencer a resistência dos setores contrários à redução. A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) toma posição e responde por que é favorável à mudança.

MC - Centrais Sindicais de um lado, empresários de outro protagonizam o embate sobre a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Qual será sua posição na próxima legislatura sobre esse tema?

Dep. Dalva -
A minha trajetória política vem do movimento sindical. Sou funcionária pública e professora. Então eu sou favorável e advogo a favor da redução da jornada para 40 horas.

MC - O PT é favorável à redução, mas a decisão passa pelo Congresso Nacional. Qual a estratégia do Partido para construir essa mudança?

Dep. Dalva - O PT e o próprio governo vêm trabalhando um diálogo entre os trabalhadores e as instituições patronais. Há anos que a classe trabalhadora entende que está sufocada pela carga de trabalho. A estratégia do PT é fazer uma mediação que envolva as centrais sindicais e as confederações de trabalhadores junto às entidades patronais.

MC - A redução da jornada de trabalho prejudica a economia?

Dep. Dalva - Entendo que a redução da jornada de trabalho significa promover uma mudança necessária para o desenvolvimento do país. Temos que considerar a saúde do trabalhador, tempo para dedicar à família e ao lazer também significam um aumento da produtividade das empresas.

E temos que entender também que a redução da jornada de trabalho gera empregos. Recentemente, o DIEESE divulgou um estudo mostrando que os custos da redução são pequenos e ela pode gerar cerca de dois milhões de empregos. Vivemos um tempo em que a economia apresenta condições favoráveis para a redução da jornada, assim como para a redução de horas extras.

MC - Quais os benefícios que essa proposta traz para o trabalhador?

Dep. Dalva - Melhora da qualidade de vida, favorece a segurança no trabalho e promove a igualdade de gênero. Está provado que as mulheres teriam ganhos enormes por causa da dupla jornada que exercem. Sem contar, como citei, o reforço da produtividade, o que significa um ganho econômico para o país e o mais importante, sem redução de salário.

Um comentário:

danicamitinho disse...

SÁBADO 07, APARTIR 07H:30MIN NA FRENTE DA CAIXA ECONOMICA NO CENTRO.AV.IRACEMA CARVÃO NUNES.

VENHA PARTICIPAR DA GRANDE CAMINHADA DA JUVENTUDE DILMISTA!! VISTA SUA CAMISA VERMELHA E VENHA FAZER PARTE DESSE GRANDE ATO E MOBILIZAÇÃO.VAMOS AVERMELHAR O CENTRO COMERCIAL DE MACAPÁ COM DILMA 13, DALVA 1313 E PEDRO PAULO 11.

PRECISAMOS DO SEU APOIO PRA DISTRIBUIR AS PROPOSTAS DA NOSSA CANDIDATA DALVA 1313 UMA MULHER DE LUTA E QUE QUER CONTINUAR MUDANDO O AMAPÁ E O PAÍS JUNTO COM DILMA13 EM BRASÍLIA.